sexta-feira, 31 de agosto de 2012

BARREIRA EPIDÉRMICA E SUA IMPORTÂNCIA

Quando falamos em barreira cutânea, estamos falando de uma proteção importantissima que todo animal possue, é um mecanismo que o organismo tem para  combater a entrada de agentes externos (fungos, bacterias e alérgenos) que possam causar danos a pele do animal.
Abaixo segue um gráfico exemplificando a barreira cutânea



Nota-se a esquerda do gráfico, um animal com a barreira cutânea desorganizada, no qual é invadida como dito por bacterias, fungos ou alérgenos o que favorece a infecções, problemas de pele, pele ressecada, entre outros.

 Já a direita do gráfico existe um animal com a barreira cutânea de forma integra, protegida contra a ação de agentes externos. Quem concede essa proteção são células na pele chamada de corneócitos que no gráfico são representadas por tijolos. Entre os tijolos, temos o que chamamos de complexo lipídico, que podemos comparar como uma argamassa.
Por isso é sempre importante a manutenção dessa barreira cutânea, afim de evitar problemas futuros. Podemos realizar a manunteção dessa barreira com Banhos hidratantes, produtos tópicos e controle dos demais fatores. Converse sempre com seu Médico Veterinário, ele é o profissional mais indicado a cuidar do seu melhor amigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário