segunda-feira, 7 de maio de 2012

QUANDO O ALIMENTO SE TORNA UM PROBLEMA




A cena é típica, o cliente entra na loja, escolhe uma determinada ração e fornece ao seu bichinho. Tudo certo até aqui, o problema começa a aparecer quando o próprio alimento, inofensivo na maioria das vezes, começa a se tornar um fator complicante. As reações adversas aos alimentos nos animais podem ser classificadas em 2 tipos: A intolerância alimentar e a Alergia alimentar. Apesar de muitos parecidos, existe uma grande diferença entre os termos descritos. A intolerância alimentar é classificadas como como um evento não imunológico (ex: intolerância a lactose), já a alergia alimentar envolve um complexo sistema imunológico desenvolvido a partir do consumo de certos alimentos.

As manifestações clínicas mais comum incluem: coceira, queda de pelos, lesões na pele, diarreias e vômitos freqüentes. O que devemos saber é que infelizmente não existe alimentos mais alérgicos que outros, na maioria das vezes o animal irá se tornar alérgico aos alimentos mais comuns que são oferecidos a eles, seja dieta comercial (rações) ou dieta caseira, além disso, fatores ambientais, genéticos e má digestão podem favorecer as reações alérgicas.


O diagnostico de um animal com alergia alimentar sempre é trabalhoso e envolve uma grande colaboração tanto do médico veterinário como do proprietário. O tratamento envolve o fornecimento de alimentos ditos com baixo poder alergênico, que podem incluir fontes de proteínas inéditas na dieta do seu animalzinho, como carne de cordeiro ou coelho, ou rações hidrolisadas a base de soja. É necessário persistir na dieta por no mínimo 6 semanas sem adição de qualquer outro alimento a dieta.

Caso o animal melhore a alergia em si, fica estabelecido o diagnóstico de alergia alimentar, caso não, o médico veterinário deverá pensar em outros diagnosticos. Vale lembrar que durante o fornecimento da ração especifica, o animalzinho em questão não deverá receber nenhum outro tipo de alimentação (petiscos, ossinhos, biscoitos) e não poderá estar com efeitos de medicamentos que contenham cortisona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário