quinta-feira, 24 de maio de 2012

A IMPORTÂNCIA DOS BANHOS NA DERMATOLOGIA VETERINÁRIA


Quando estamos diante de um problema de pele talvez a primeira coisa que vem as nossas cabeças seria: Ah, dá um banho que passa. Na maioria das vezes os banhos funcionam como um calmante, são de fácil acesso e tratam a pele e os pêlos como um todo. Para que o tratamento seja feito de forma correta, são necessários alguns cuidados básicos.

Hoje em dia, existe uma gama de produtos destinados ao cães e gatos, a começar pelos Shampoo. Existem shampoos para pelagens escuras, claras, shampoos anti-pulgas , anti-alérgicos, clareadores, e os shampoos ditos como terapêuticos, nos quais são de suma importância para os animais alérgicos. No caso dos shampoos terapêuticos temos que tomar um maior cuidado, pois estes necessitam de um tempo maior de ação ( no mínimo 10 minutos sobre ação na pele) e em hipotese nenhuma poderão entrar em contato com os olhos dos animais, com risco de inflamações e futuras complicações. Para animais com uso continuo recomenda-se  nas regiões dos olhos um shampoo jonshon. É  comum, em alguns estabelecimentos o uso de shampoos ou sabonetes a base de coco, como um pré-banho a fim de retirar o excesso de sujidades, este procedimento não é aconselhavel, pois este produto é muito alcalino, totalmente agressivo a pele dos animais.

Com relação a frequência de banhos, geralmente os animais se adaptam bem ao programa de banhos semanais, a não ser algumas raças que não necessitam de banhos com tanta intensidade (ex chow chow, husky, samoieda , entre outros). o que vale para cães não se aplicam para os gatos, umas vez que esses animais tendem a se limpar mais e não necessitam de banhos semanais, salvo excecções Já para animais alérgicos, a regra é outra, quanto mais banhos menos medicações orais e melhor qualidade de vida.
Secadores e sopradores podem e devem ser usados de forma cautelosa, de preferência na temperatura mais fria, para evitar qualquer tipo de trauma maior a pele mais sensível. Como parte da rotina do banhos é necessário o uso de algodão dentro dos condutos auditivos, para evitar a entrada de água.

Realizando todos os cuidados necessários, os banhos devem oferecer aos  cães um momento de lazer e descontração, aliado a isso, um tratamento efetivo no controle dos problemas de pele.

Vale lembrar, em caso de dúvidas, consulte sempre o seu veterinário, ele é o profissional mais indicado para ajudar voçê.










Nenhum comentário:

Postar um comentário